PRESIDENTE DA ABDAN VAI À BRASÍLIA PARA DISCUTIR PAUTAS DO SETOR NUCLEAR COM O MINISTRO DO GSI

abdanO presidente da Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN), Celso Cunha, esteve recentemente em Brasília para participar de uma reunião com o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Marco Gonçalves Dias. A pauta do encontro girou em torno de assuntos considerados cruciais para o destravamento de novos projetos nucleares no Brasil nos próximos anos.

Um dos principais pontos debatidos foi a efetivação da criação da chamada Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN), órgão que será responsável por monitorar, regular e fiscalizar a segurança nuclear e a proteção radiológica no país. O presidente da ABDAN destacou a importância de pacificar a implantação da Lei Nº 14.222/2021, que cria a ANSN, a partir da nomeação do presidente da autoridade.

Cunha também conversou com o ministro sobre a aprovação de nova lei de flexibilização do monopólio de construção e operação da geração de energia elétrica. Eles também discutiram sobre a regulamentação para escolha de sítios de centrais nucleares.

A ABDAN começou um ano com uma intensa agenda em Brasília, com uma série de encontros com membros do alto escalão do novo governo. Conforme noticiamos, membros da associação também se reuniram com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, na semana passada. Durante o encontro, foi anunciada a criação de uma coordenação específica para o setor nuclear dentro da pasta. O novo organismo ficará subordinado à Secretaria Executiva do ministério. Além disso, Silveira também declarou que irá criar um grupo de trabalho para avaliar as ações prioritárias do setor.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of